
Dependência da Cocaína: Clínica de reabilitação e tratamentos
A dependência da cocaína é um problema que leva a consequências diversas: problemas de saúde, psicológicos, mentais, sociais, impactando a vida familiar e até mesmo emprego. De acordo com dados recentemente publicados na segundo edição do Relatório Nacional de Álcool e Drogas, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Brasil é o segundo país com maior número de usuários dessa droga, atrás apenas dos Estados Unidos.
Como estimulante, a cocaína altera a atividade do sistema nervoso central, superativando-o de maneiras que podem fazer o indivíduo se sentir em estado hiperalerta. O problema é que esta “dinâmica” destrói algumas das células cerebrais devido à toxicidade química.
Dependência de cocaína
A cocaína é uma droga altamente viciante, mas pode ser difícil reconhecer um vício nela. Desejar cocaína e ignorar as consequências que a acompanham são sinais de um vício, mas que dificilmente um dependente consegue perceber – sobretudo no início.
O vício psicológico costuma ser a parte mais difícil de superar, embora também haja sintomas físicos inegáveis ??do vício. Alguém que usa cocaína com frequência desenvolverá uma dependência dela, o que significa que precisa tê-la para se sentir ‘normal’. Uma vez que uma dependência se desenvolva, uma tolerância consequentemente se desenvolverá e os sintomas de abstinência ocorrerão ao interromper o uso.
Uma vez que alguém se torna viciado em cocaína, pode ser muito difícil parar. Isso ocorre porque a cocaína aumenta anormalmente o nível de dopamina no cérebro, eventualmente reprogramando o sistema de recompensa do cérebro.
Cocaína e outras drogas
Muitas pessoas que experimentam cocaína geralmente o fazem em ambientes onde outras substâncias estão sendo usadas. Por esse motivo, muitas pessoas com dependência de cocaína também podem ter dependência de outras substâncias, como álcool ou maconha. Isso é conhecido como uso de polidrogas e é especialmente perigoso, pois aumenta o risco de overdose fatal.
Cocaína e álcool são frequentemente usados ??juntos, a ponto de o álcool poder ser um gatilho para a recuperação de usuários de cocaína.
Por esta razão, é importante abster-se de todas as drogas durante a recuperação. Usar heroína e cocaína juntos é sem dúvida a mais perigosa de todas as combinações de drogas que incluem cocaína.
Reabilitação e tratamentos para dependência de cocaína
Para um tratamento eficiente que torne o indivíduo autônomo em relação à decisão de não usar drogas, é preciso ter uma abordagem que considere não apenas aspectos físicos e fisiológicos da dependência, mas também psíquicos e psicológicos – abordando inclusive questões subjacentes que possam ser gatilhos para o uso, como traumas, experiências ruins, contato com pessoas que usam cocaína, entre outros.
Na Vitaly Tratamentos, nossa equipe adota uma posição de multidisciplinar que oferece todos os recursos, técnicas e abordagens que garantem um tratamento respeitoso, que, antes de mais nada, busca dar autonomia ao paciente – para que ele seja capaz de se abster da droga mesmo após o período de internamento.
O acompanhamento é feito considerando sua evolução e, a partir disso, torna-o apto a tomar decisões ponderadas, considerando seu bem-estar, sua saúde e os efeitos a longo prazo. Tudo isso em um local com infraestrutura aconchegante e que propícia para desenvolver novas habilidades.