a/> (19) 99770-4294
Jogos cooperativos no tratamento de dependentes de Crack

Jogos cooperativos no tratamento de dependentes de Crack

A oficina de jogos cooperativos é caracterizada por ser um instrumento que visa estimular a cooperação, integração, socialização, criatividade, imaginação, comunicação, expressão corporal e a motivação através de atividades que têm um caráter lúdico, permitindo aos participantes momentos de descontração e alegria, fatores importantes para o bem-estar do ser humano10,11,20. Essas práticas podem ser realizadas tanto com materiais de apoio como sem eles. Alguns dos jogos cooperativos propostos foram estruturados com o auxílio de diversos materiais, outros não. Os materiais utilizados: balões, colchonetes, folhas de jornal, aparelho de som e CDs

Os pacientes participam dos seguintes jogos cooperativos, obedecendo esta ordem:

Círculo “maluco”10 – todos de mãos dadas em círculo. Cada participante deve sugerir uma tarefa ao grupo e este sem soltar as mãos deverá executá-la.

Duas “ilhas”10 – a atividade é dividida em dois extremos, ou seja, duas “ilhas fictícias” compostas por colchonetes, sendo que entre elas existe um espaço vazio denominado também de forma fictícia como “mar”. Todos os participantes devem ficar sobre a “ilha” do lado direito. O objetivo desta prática é a travessia de uma “ilha” a outra, em duplas, sobre o colchonete, denominado como “barco”, o arrastando. Todos devem chegar a mesma “ilha”.

Ajudando seus amigos11 – os participantes distribuídos por um espaço determinado devem, ao ritmo da música, deslocar-se com chapéus compostos por folhas de jornal, que, por sua vez, ficam sobre a cabeça de cada um. Toda vez que este cair no chão, um colega ao lado deve pegá- -lo e, consequentemente, colocar na cabeça daquele que deixou cair.

Jogos com balões10,11 – atividade realizada com variações.

a) "Todos em suspensão” – cada participante deve portar um balão. O objetivo é mantê-lo em suspensão sem que para isso tenha que ficar segurando o mesmo. Com o passar do tempo outros balões são colocados na atividade, aumentando assim a dificuldade.

b) "Troca de passes em pequenos grupos” – os participantes são divididos em pequenos grupos. O objetivo de cada grupo é trocar passes com as mãos ou pés, sem deixá-los cair no chão. Inicia-se com três balões, e, no decorrer da atividade, este número aumenta.

c) “Sanduíche andante” – participantes são divididos em pequenos grupos. Cada grupo deve formar um “sanduíche” com balões e, assim, devem locomover-se pelo espaço destinado sem deixar os balões caírem no chão.

Alongamento muscular passivo em duplas21 – alongamentos musculares de membros inferiores. Inicialmente, um componente da dupla recebe auxílio para realizar a atividade. Em seguida, ocorre a troca. Por possuírem características cooperativas e não competitivas, os jogos cooperativos não apresentam pontuações avaliativas de desempenho. As atividades foram realizadas no saguão da unidade, com duração média de uma hora.

Os jogos cooperativos, apesar de não se configurarem como instrumento de motivação para a mudança de comportamento dependente, estimulam a integração e a socialização positiva, ou seja, o convívio sadio, possibilitando também que os envolvidos experimentem uma outra forma de prazer, surgindo, desta forma, como uma alternativa terapêutica para pacientes dependentes de crack internados em unidades de desintoxicação ou ainda após internação. Por ser uma atividade grupal, além de reduzir o craving e a ansiedade, essas práticas podem ser uma ferramenta de prevenção da recaída e de (re) aproximação familiar, isto porque uma das características dessas práticas é a ludicidade, algo primordial para a saúde física e mental do ser humano em todos os estágios do desenvolvimento.

Acredita-se que as informações aqui descritas, além de prestarem um serviço terapêutico para dependentes de crack que buscam a abstinência, facilitam aos mesmos visualizar a possibilidade de uma mudança de estilo de vida, antes destrutivo, em outro, voltado para o seu bem-estar biopsicossocial.

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.