a/> (19) 99770-4294
Alcoolismo: quais os principais tratamentos e como a família pode ajudar?

Alcoolismo: quais os principais tratamentos e como a família pode ajudar?

O transtorno por uso de álcool ou dependência alcoólica é como os médicos chamam quando alguém não consegue controlar o quanto bebe e tem problemas com suas emoções quando não está bebendo.

Algumas pessoas podem pensar que a única maneira de lidar com isso é com força de vontade, como se fosse um problema que eles tivessem que resolver por conta própria.

Mas o transtorno por uso de álcool ou dependência alcoólica é, na verdade, uma doença cerebral – assim considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O álcool causa mudanças no cérebro que tornam difícil se livrar do vício. Tentar resistir sozinho pode ser como tentar curar uma apendicite com pensamentos positivos.

Um primeiro passo importante é aprender mais sobre o transtorno por uso de álcool e quais são as suas opções de tratamento. Saiba mais a respeito:

Como identificar a dependência alcoólica?

O alcoolismo é um termo comum e diferente para o transtorno por uso de álcool ou dependência alcoólica. Casos mais leves – quando as pessoas abusam do álcool, mas não são dependentes dele – também são.

O médico ou outro profissional de saúde pode ajudar com o diagnóstico. Diagnostica-se dependência alcoólica quando o paciente apresente esses sintomas:

  • Sentimento de necessidade de beber;
  • Não pode controlar o quanto bebe;
  • Sente-se mal quando não pode beber ou por algum motivo precisa privar o consumo alcoólico.

 

Quando um paciente encontra com seu médico, precisa falar sobre seus objetivos. Está tentando beber menos ou parar de beber completamente? Juntos, pode-se começar a fazer um plano de tratamento. 

O médico também pode encaminhar o paciente para um centro de tratamento que terão abordagens eficientes e imersivas.

Opções de tratamento

O que é certo para você depende de sua situação e seus objetivos. Muitas pessoas acham que uma combinação de tratamentos funciona melhor e você pode reuni-los em um programa.

Alguns deles são programas de internação, nos quais o paciente fica em um centro de tratamento por um tempo. Outros são programas ambulatoriais, onde você continua em sua casa e vai ao centro para tratamento.

Dentre as principais opções de tratamento para dependência alcoólica, tem-se:

- Desintoxicação

Este é um passo fundamental se o problema com a bebida for grave. Contudo, a desintoxicação não é um tratamento por si só.

O objetivo é parar de beber e dar tempo ao seu corpo para tirar o álcool do seu sistema. Isso geralmente leva alguns dias a uma semana.

- Internação

Essa opção tende a ser a melhor opção se o paciente estiver usando álcool de forma exagerada. Desse modo, o indivíduo fica em tempo integral em um centro de reabilitação e receberá ajuda 24 horas por dia durante a internação. As melhores opções contam com equipe multidisciplinar para garantir os melhores resultados.

- Ambulatorial

O paciente tem acompanhamento frequente com seu médico ou profissional de saúde para tratamento durante o dia. A reabilitação ambulatorial pode ser segura se sua condição for leve ou moderada e conta com abordagens diversas que pode incluir diversos profissionais da saúde.

Como a família pode ajudar?

A intervenção da família pode ser crucial para a recuperação.
Deixe o familiar que precisa receber ajuda saber que você está disponível e que se importa. Tente formular declarações que sejam positivas e de apoio. Evite ser negativo, ofensivo ou presunçoso.

O uso de declarações “eu” reduz a acusação e permite que você seja um participante ativo na discussão. Pode ser útil trazer à tona uma preocupação específica. Você pode mencionar quando o álcool causou um efeito indesejado, como comportamento violento ou problemas econômicos.

Em vez de dizer: “Você é um alcoólatra — precisa de ajuda agora”, você pode dizer: “Eu te amo e você é muito importante para mim. Estou preocupado com o quanto você está bebendo, e isso pode estar prejudicando sua saúde.”

Prepare-se para cada resposta. Não importa a reação, você deve manter a calma e garantir à sua pessoa que ela tem seu respeito, apoio e acolhimento!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.