
Dependência do álcool: Clínica de reabilitação e tratamentos
A dependência de álcool é um problema que não deve ser abordado apenas sob uma perspectiva, mas sob as várias faces que o problema apresenta: social, psíquica, mental e fisiológica.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a dependência alcoólica é considerada uma doença e, portanto, com abordagens e tratamentos específicos que auxiliam na recuperação do indivíduo, oferecendo um tratamento contínuo que deve ser multidisciplinar – já que a dependência dificilmente se manifesta sem outros fatores subjacentes.
Uma pesquisa comandada pelo Ibrafig (Instituto Brasileiro do Fígado) constatou que 55% da população brasileira consume bebidas alcoólicas. Já um outro estudo divulgado pela OPAS/OMS constatou que cerca de 80% das mortes em que o álcool foi um “fator importante” ocorreram em três dos países mais populosos: Estados Unidos (36,9%), Brasil (24,8%) e México (18,4%).
Riscos de Saúde de Curto Prazo
O uso excessivo de álcool tem efeitos imediatos que aumentam o risco de muitas condições prejudiciais à saúde. Estes são mais frequentemente o resultado de beber compulsivamente e incluem:
- Lesões, como colisões de veículos motorizados, quedas, afogamentos e queimaduras.
- Violência, incluindo homicídio, suicídio e agressão sexual.
- Intoxicação por álcool, uma emergência médica que resulta de níveis elevados de álcool no sangue.
- Comportamentos sexuais de risco, incluindo sexo desprotegido ou sexo com múltiplos parceiros. Esses comportamentos podem resultar em gravidez indesejada ou doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV.
- Aborto e natimorto ou síndrome alcoólica fetal (SAF) entre mulheres grávidas.
Riscos à saúde a longo prazo
Com o tempo, a dependência alcoólica pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas e outros problemas graves, incluindo:
- Pressão alta, doença cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), doença hepática e problemas digestivos.
- Câncer de mama, boca, garganta, esôfago, fígado, cólon e reto.
- Enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando as chances de adoecer.
- Problemas de aprendizagem e memória, incluindo demência e baixo desempenho cognitivo.
- Problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade.
- Problemas sociais, incluindo problemas familiares, problemas relacionados ao trabalho e desemprego.
Clínica de tratamento e reabilitação para Dependência de Álcool
Quando a dependência alcoólica começa a dar sinal e o paciente percebe que não tem mais controle sobre suas vontades e suas ações em relação à bebida, buscar ajuda é fundamental para garantir a redução de danos e oferecer-se a oportunidade de se recuperar e manter sua saúde nos trilhos.
A Vitaly Tratamentos é um centro que dispõe de profissionais altamente qualificados para a intervenção multidisciplinar que trata a dependência química a partir de abordagens psicológica e psiquiátricas, oferecendo respeito e eficácia ao adotar e inserir os pacientes em práticas e rotinas que o livrarão do hábito de beber, oferecendo trocas saudáveis e possibilitando decisões que melhorarão a sua saúde.
O centro dispõe de uma infraestrutura adequada para garantir aos pacientes tudo que eles precisam para criar novos hábitos, sentirem prazer em uma vida livre de vícios e serem autônomos em suas decisões, que serão estimuladas a serem tomadas conscientemente, visando levar uma vida mais saudável e sem os efeitos colaterais da dependência alcoólica.